Arte Educação
Animação Sociocultural
Os registros abaixo são de projetos nos quais atuei como educador entre os anos 2005 e 2012 pela ONG que hoje chama-se Instituto Camará Calunga (SV), em articulação com instâncias do primeiro setor; como oficineiro em unidades SESC da capital e do Interior.
Bloco Eureca Litoral
Toda arte é necessária para botar o EURECA na rua: oficinas de adereços, alegorias, dança, ensaios,mobilização/comunicação social, convivência e engajamento à causa de defesa dos direitos da criança e do adolescente. VIVA o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Viva oCAMARÁ, Viva o Estatuto da Crianças e do Adolescente!
WebTV - Comunidade em Cena
O Comunidade em Cena é um projeto desenvolvido pelo Centro Camará de Pesquisa e Apoio a Infância e Adolescência, financiado pela Fundação Citibank e que tem por finalidade a formação de adolescentes como agentes culturais, com a prática de atuar nas comunidades para elaboração de uma ação coletiva de intervenção local. Dentro de suas práticas pedagógicas, o projeto trabalha com educação pelos meios de comunicação, na intenção dos adolescentes entrarem em contato com a realidade.
Ecologicamará em Rede
Experiência de educação não-formal, direcionada a jovens de baixo poder aquisitivo, cujo objetivo geral foi o de promover a participação ativa desses atores sociais na transformação de suas comunidades e em prol de melhores condições de vida.
Olhares Sobre o Mundo
Ilusão, imaginação, sonho...? Você já teve a sensação de que no mundo, de repente, tudo muda defigura? Já se sentiu pequeno ou grande demais? Quis pegar a lua com a ponta dos dedos, saltar, voar e dar cambalhotas no ar? Pois é esta mistura de sensações que a programação especial da Semana da Criança vai proporcionar, trazendo atividades que vão mexer com realidade e fantasia aosobrevoar o mundo das imagens, em uma viagem feita pelo corpo, pela natureza e pela cultura.
Desafio XXI
Fortalecer a educação ambiental no sistema de ensino formal, propiciando atitude responsável ecomprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais. O Projeto Desafio XXI congrega um conjunto de atividades socioeducativas, envolvendo 10 grupos juvenis dacidade de São Vicente, visando à manutenção permanente de um espaço para a promoção daparticipação juvenil ativa.
Jogo Colonya
Inspirado no RPG (Role-Playing Game ou jogo de interpretação depersonagens) para criar uma metodologia de trabalho alinhado à cultura da “Cidadania Ativa”, quefosse estimulante e mediasse a elaboração de planos de ação pelos grupos juvenis participantes do projeto.
Culturativa
O projeto CulturAtiva tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural da comunidade locale a participação ativa de jovens nos processos de produção cultural.
Trilhas do Brincar
A exposição lúdico-interativa Trilhas do Brincar apresenta brincadeiras de diversas regiões do Brasil e, ao mesmo, abre um espaço para que crianças e adultos relembrem e recriem suas brincadeiras.Os visitantes são recebidos por uma equipe de educadores responsáveis por apresentar os diversos espaços, brinquedos e brincadeiras presentes na exposição, além de estimular o público a propor novas brincadeira de seu repertório.
Juventudes/SESC-Santos
Atividade onde os participantes conheceram os rudimentos da atividade de restauração de objetos de madeira, através da experimentação de técnicas básicas de marcenaria, com o objetivo de restaurar o quebra--cabeça/mapa da cidade de Santos, utilizado em atividades do projeto“Curumim”. O processo de restauração material do mapa foi acompanhado de “provocações” ao grupo de jovens participantes relativas à percepção que guardam da cidade e de suas relações com ela. A intenção era de contribuir com um processo maisamplo do programa “Juventudes” de abordagem de identidade.
Brinquedos Tradicionais
Os Drones dominam os ares, mas os velhos aviõezinhos de papel se reinventam e oferecem, ainda que por brincadeira, o sonho de voar.O Arquinho, brinquedo que atravessou séculos ainda se faz presente, sobretudo na periferia, e é garantia de diversão saudável. As oficinas de brinquedos tradicionais integraram a programação do SESC-Santos em 2015 para a Semana Mundial do Brincar.
Camará-Videoprodução
As oficinas de videoprodução no Camará tiveram início em 2002, com a participação de diversos jovens desde então. Alguns permaneceram ligados à instituição e interessados em dar prosseguimento ao processo formativo na área, tendo inclusive participado de oficinas oferecidaspor outras organizações. Com o apoio do MINC a este projeto, que possibilitou a aquisição deequipamentos capazes de qualificar a produção dos vídeos, a atividade tomou corpo e se consolidou em 2008